O que é uma boa ideia de negócio

“As melhores ideias são aquelas que criam uma nova mentalidade ou detectam uma necessidade antes que os outros o façam, e só um empreendedor perspicaz é capaz de reconhecer uma ideia que não apenas está a frente do seu tempo, como também tem perspectivas a longo prazo.” Howard Schultz.

A idéia promissora apresenta as seguintes características:

Claro valor para o cliente
A chave do sucesso é ter clientes satisfeitos. O primeiro princípio para desenvolver uma idéia de negócio bem-sucedida, portanto, é que ela mostre claramente que necessidade irá satisfazer e como irá fazê-lo. Veja o exemplo: se os futuros empreendedores dizem que “nosso novo produto pode realizar 200 operações por minuto”, ou “nosso aparelho poupará ao consumidor um quarto do tempo e, portanto, 25% dos custos”, ou “nossa nova solução pode aumentar a produtividade em até 30%.O ponto de vista é do cliente. O produto não passa de um meio de proporcionar valor aos clientes.

Mercado de tamanho adequado
Uma ideia de negócio tem valor econômico somente quando alcança êxito no mercado. Deve-se, portanto, demonstrar o tamanho do mercado para o produto oferecido, a que grupos-alvo se destina e em que grau difere da concorrência

Suficiente grau de inovação
As inovações de seu produto ou serviço visam baixar os custos e acelerar processos. Essas economias podem ser repassadas ao cliente na forma de redução de preços. Com inovações seu produto irá ter um valor alto para os clientes.

Viabilidade e lucratividade
O último passo é avaliar a viabilidade da idéia. Qual o retorno e quando? Uma idéia de negócio precisa gerar lucro a longo prazo.

E o que é novo?
Pode ser um novo produto, serviço, recurso ou tecnologia. A inovação pode surgir pelo aperfeiçoamento de algo que já existe. Abrange um serviço de melhor qualidade, preços mais baixos ou maior confiabilidade. Outra opção para tornar-se diferente é procurar um nicho de mercado não explorado, um setor mal servido ou um mercado em que há uma demanda maior que a concorrência.
É possível inovar, também, por integração crescente: é quando uma empresa oferece mais produtos em um determinado local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>