Como valorizar a marca de pequenas empresas

É importante que os pequenos empresários observem o valor da sua marca. Ela não precisa- e não deve- ter as mesmas proporções de uma pequena empresa. O trabalho oferecido é importante para o seu cliente, possui um grande valor, e a empresa precisa ser reconhecida por isso. 

Mas o fato é que possuir uma grande visibilidade no mercado é mais fácil para as grandes. Entretanto, existem outras formas de mostrar a cara do seu negócio e torná-lo mais conhecido. Não basta informar ao mercado os novos serviços, ideias, clientes e ações da organização. Uma boa marca se constrói comunicando valores e sua diferenciação no mercado, a fim de obter vantagem competitiva, fazendo com que suas especificidades sejam vistas e valorizadas.

Assim, resumimos abaixo algumas ações simples, porém importantes, que irão contribuir para a valorização da marca e imagem de pequenas empresas no mercado.

Possuir uma boa identidade visual
A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representa visualmente a marca, representados por logomarca, cores e fontes. É preciso seguir um padrão na aplicação dos elementos para que sua empresa seja reconhecida por eles. Na criação de uma identidade visual, a tarefa principal do designer é definir um conceito adequado à representação da marca, caracterizando a personalidade e os valores da empresa em um símbolo. Por isso é tão importante consultar um especialista na área, já que apenas conhecimento técnico em programas de edição de imagem não garantem uma marca forte.

Possuir material institucional profissional
Catálogo, folder, pasta, papel timbrado e cartão de visitas são alguns dos materiais fundamentais para apresentar sua empresa para clientes e público em potencial. Além de comunicar informações importantes sobre a organização, o material institucional passa credibilidade e contribui para que a marca seja lembrada com mais facilidade futuramente. O importante é saber selecionar as informações primordiais ao entendimento da empresa, para evitar que o layout fique poluído e com excesso de informações, o que torna o material pouco interessante.

Criar um website eficiente 
Os sites das organizações servem como ponto de contato entre uma empresa e seus diversos públicos. O site não é apenas o cartão de visitas da empresa na internet. Seu papel é mais amplo, sendo responsável por repassar informações confiáveis, de qualidade e proporcionar meios de interação com o público. Esta ferramenta é fundamental para multiplicar a visibilidade da empresa, eliminando as fronteiras geográficas.

Criar e manter relacionamentos nas redes sociais
A criação de perfis em redes sociais e o monitoramento da imagem da organização na internet é uma ótima oportunidade para as pequenas empresas. O importante é saber em quais redes seu público está e promover uma comunicação direcionada. Independente da sua vontade, sua marca será falada na rede e as informações poderão ser controladas e usadas em benefício do negócio apenas se a empresa souber se relacionar nas novas mídias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>