Como construir 12 meses de sucesso

Em todos os lugares, inclusive nas empresas, é tempo de festas e retrospectivas. O que isso significa? Independente se o ano foi um sucesso para os negócios ou se deixou a desejar, é a hora certa para mensurar resultados e planejar o ano que chega.  Ações alinhadas à um planejamento ajudam a facilitar o controle e contribuem para aumentar a produtividade.

Quais os pontos devem ser analisados para planejar os próximos meses de sucesso? Confira a lista que elaboramos:

Planejamento Financeiro
O quadro financeiro da empresa é um Raio X do que aconteceu ao longo do ano. Se o balanço for positivo, é importante manter – com aprimoramentos- o que foi realizado. Mas se fecharam no vermelho, a análise deve ser aprofundada e traçar novas metas e estratégias torna-se fundamental. É preciso fazer uma previsão de receita e gastos, com números reais e situações previstas.

Mercado
O que mudou? O que os clientes querem? O que eles dizem? Além disso, como estão os concorrentes? Fazer uma análise do mercado de tempos em tempos é fundamental para reciclar estratégias e possibilitar a inovação em sua empresa. Fazer sempre a mesma coisa, independente se está dando certo,  é uma atitude segura – a curto prazo. A cada dia surge algo novo, que pode ser a chave para incrementar suas vendas. Converse com fornecedores, relacione com clientes e potenciais clientes nas redes sociais, veja o sucesso dos concorrentes.  Fique de olho.

Planejamento Estratégico
Os pontos discutidos acima se incluem aqui. Mas o planejamento estratégico vai além. O PE contribui para definir objetivos, estratégias, políticas e planos de ação, que mostra ao empreendedor o melhor caminho o qual a organização deve seguir. Assim, as empresas que já formularam o seu planejamento devem fazer o balanço de metas e de indicadores, analisando o que foi alcançado ou não. Aquelas que não possuem um Planejamento Estratégico ou tiveram seu documento já ultrapassado, devem reescrevê-lo, estabelecendo novas metas e analisando seu mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>