Construir imagem: o nascimento de uma marca

A marca é um conjunto de percepções que facilita e otimiza o processo de decisão de compra do consumidor. Com tantos produtos similares, com mesmas funções e características aparentes, ela substitui a necessidade de apalpar e experimentar cada produto no momento da aquisição. Para ser efetiva, a marca precisa ir além do simples repasse de informações. É preciso criar um diálogo e ainda uma experiência interessante para o consumidor. Para manter a fidelidade, as empresas têm que estabelecer relações com seus clientes.

O processo de construção da marca passa por duas fases gerais: pensar sua estratégia e, logo após, executá-la. A base para que o produto satisfaça as necessidades dos seus clientes se encontra em entender o que eles desejam . Para isso, o público alvo é definido a partir da segmentação do mercado, identificando os diferentes hábitos de grupos diferentes e conhecendo todas as variáveis influenciáveis no ato da compra – tipo de mídia, valores, atitudes em relação aos preços, dados demográficos, outras marcas. Toda essa estratégia de posicionamento visa definir uma imagem, que será interpretada pelo mercado-alvo de maneira satisfatória com a formulação de ações que aumentem o valor percebido pelo consumidor. A cultura da empresa é definida, e é vista sob a perspectiva de todos seus públicos.

A razão de existência de uma empresa encontra-se basicamente em realizar atividades que gerem lucro. E para atingir esse objetivo, é preciso construir valor para os clientes a fim de aumentar as vendas e participação no mercado. A marca é fundamental para que esse valor seja assimilado na mente do consumidor como um diferencial competitivo. Junto às características primárias do produto ou serviço, a marca carrega sentimentos, refletindo experiências e estilos de vida.

Uma marca consolidada, que possui identidade bem definida para seus clientes, é uma ferramenta estratégica para organizações. Os esforços de comunicação e posicionamento devem focar em características que atraem o público alvo. É necessário coerência e planejamento em suas ações, com mudanças sutis ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>