Como buscar o diferente

Pensar em inovar, seja no trabalho ou em algum projeto pessoal, é um desafio. Entretanto, criar algo novo que gere resultados é cada vez mais difícil. Buscar o diferente já não é novidade. Mas conseguir sair fora da caixa e obter retorno financeiro com o invento já não é para qualquer um.

Inovar é ter uma ideia que pouco se parece com padrões já existentes e, por meio de desenvolvimento técnico, gestão, e investimento financeiro, possibilitar que o método ou objeto imaginado chegue ao mercado.
Nem é preciso criar algo totalmente novo, desde que haja melhoramento nos processos ou realização de mais com menos recursos. As diferentes formas de inovação podem ser classificadas de diversas maneiras. Destacamos aqui os principais tipos:

Inovação de Produto:

Envolve características novas ou substancialmente melhoradas do serviço oferecido aos consumidores. Exemplo: TV LCD. O produto com a mesma função dos antigos aparelhos possui melhor qualidade com uma nova tecnologia.

Inovação de Processo:

Envolve métodos, equipamentos e/ou habilidades para o desempenho do serviço novos ou substancialmente melhorados. Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos.

 

Inovação de Posicionamento:

São as mudanças no contexto em que produtos ou serviços são introduzidos. Exemplo: o posicionamento da marca de chocolates Kopenhagen em vender presentes e não chocolates.

 

Inovação organizacional:

Podem envolver melhorias significativas nos métodos de produção para evitar certos tipos de falhas. Exemplo: Empresas como Google e Facebook inovaram na forma do funcionário se apresentar para trabalhar. Inovaram ao remunerar e valorizar o funcionário pela sua produtividade, pouco importando o tempo que ele passa no escritório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>