Comunicação integrada e a personalidade da marca

Realizar uma comunicação integrada vai além da utilização de diferentes plataformas de mídia. É preciso, antes de tudo, fazer um planejamento, determinando a personalidade da marca , e utilizando todas as formas de comunicação de tal maneira que se construa uma unidade, ou seja, independente da linguagem utilizada por cada meio, é preciso seguir uma linha de identidade e discurso. Muda-se o canal e a tática, mas a mensagem transmitida tem que ser a mesma.

Além disso, o posicionamento colocado ao público externo precisa ser coerente com o que o próprio público interno da empresa enxerga da marca. O ideal é criar um planejamento estratégico colaborativo, de forma que todas as características da organização sejam sentidas e construídas em todas as áreas.

Tudo isso pode parecer muito papo e pouca ação. Afinal, o que se deve fazer para construir essa comunicação integrada? Para dar um pontapé inicial, responda as perguntas:

1- Que imagem quero passar para os meus clientes?
2- Estas características estão presentes nas diversas plataformas que utilizo para comunicar minha marca?
3- Que plataformas são essas? Estão sendo úteis? Precisam ser reformuladas? Preciso de ajuda de especialistas?
3- Quais os pontos fortes do meu negócio? Eles estão destacados nessas mídias?
4- E os meus pontos fracos, estão amenizados?

Após analisar cada mídia, é preciso traçar as mudanças necessárias, de forma que o discurso crie uma identidade condizente aos objetivos. Reformule tudo! Não deixe que o trabalho fique só no papel. É preciso determinar responsáveis (especialistas, de preferência) e prazos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>