Novos profissionais no mercado de trabalho

geração y

O que um jovem que acaba de entrar no mercado de trabalho espera de uma empresa? A resposta é difícil. Essa dificuldade, entretanto, não acontece quando fazemos a pergunta “O que uma empresa busca em um funcionário novo?”. Porque duas perguntas tão parecidas tem níveis de dificuldade diferentes para serem respondidas?

O mercado está constantemente em batalha na busca por profissionais qualificados. Como conquista-los? O que oferecer? Nós empresários precisamos mudar nossa postura e nos perguntar “o que os bons e novos profissionais querem para virem trabalhar em nossas empresas?”

Uma pesquisa com 35 mil jovens revelou que a empresa dos sonhos precisa oferecer, em primeiro lugar, um bom ambiente de trabalho, seguido de desenvolvimento profissional e qualidade de vida. Pasmem, mas o salário não está entre os três primeiros desejos desses novos profissionais.

“Dou valor a um bom ambiente de trabalho, pois é nele que terei oportunidade de me destacar e poder assim me desenvolver profissionalmente e buscar uma melhor remuneração.”, essa foi a resposta que recebi da recém-chegada ao mercado de trabalho; Danielle Damasceno, 23, ao perguntar qual é o fator mais importante ao escolher um emprego.

mercado de trabalho

O reconhecimento também é fundamental. Membro da geração Y, Danielle, quer alcançar o sucesso profissional rapidamente, mas de forma consolidada. “Espero que um dia meu nome seja reconhecido na minha área de atuação. Espero ser reconhecida pelo meu profissionalismo e por tudo que eu venha a acrescentar em cada empresa que eu vier a trabalhar.” afirma.

O mercado de trabalho está mudando, e são os novos profissionais que fazem essa transformação. Cientes de que nós empresários precisamos tanto deles quanto eles de nós, e cheios de vontade de conquistar o seu espaço no mundo rapidamente, eles precisam de uma empresa que os possibilite mostrar do que são capazes. Acredito que nesses casos, empresa e funcionário, saem ganhando. Se as empresas precisam de profissionais capacitados, elas também precisam se capacitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>