Os aplicativos mobiles e as novas redes

Já é um consenso comum que toda e qualquer marca precisa estar online. Seja através de um site, ou de formas mais complexas de conexão como os aplicativos. Dados apontam que as duas ações mais frequentes dos consumidores, depois de ver uma propaganda mobile, são a visita ao site da marca ou a busca sobre mais informações a respeito do produto ou serviço na internet.

As grandes empresas perceberam esse canal e já estão se adaptando à ela. De acordo com especialistas, as características principais que um bom aplicativo deve ter é utilidade para o consumidor e usabilidade lógica para atender e superar a expectativa  do cliente em relação àquele aplicativo. As Redes Sociais se aliam cada vez mais aos aplicativos de smartphones e tablets, principalmente devido à dinamicidade que os sistemas de geolocalização  proporcionam ao usuário, unindo o mundo virtual ao real.

Para atrair o público, as empresas estão começando a criar aplicativos próprios que podem ser baixados nos smartphones e tablets atingindo um ponto nobre no aparelho do usuário. Eles tem as mais variadas funções, como por exemplo, alertar sobre quando o usuário deve passar protetor solar – são as Notificações Push, que ficam cada vez mais criativas com uma boa ação de marketing. O Nivea Sun criado pela marca de protetor solares Nivea, é um aplicativo para te auxiliar na saúde da pele. Ele te localiza e dá informações sobre a temperatura no local. Você coloca sua idade e tipo de pele, e o programa diz qual produto usar, além de te lembrar de reaplicar o protetor de tempos em tempos.

O aplicativo te avisa sobre a temperatura do local onde está e avisa a hora de aplicar novamente

Os aplicativos para empresas são um ótimo canal de relacionamento e fidelização às marcas. São uma rede social de contatos e interatividade para seus consumidores. As funcionalidades podem ser desde galerias de fotos, vídeos e músicas ou utilizar recursos e ferramentas de interatividade como QR CODEs, localizador por GPS e Notificações Push.

Outro exemplo de apps é o Shortcut da Pizza Hut. Nele, você pode fazer seu pedido brincando! Ele te dá todas as opções de massa, recheio e extras, para você mesmo montar. E depois de realizado o pedido, você espera enquanto joga dentro do aplicativo. A diferença é que, além de fazer o seu pedido de maneira rápida e prática, a idéia é tornar o processo todo mais divertido. Assista o vídeo que explica o funcionamento:

“A publicidade cresce onde tem audiência, e a audiência dos aplicativos está crescendo. A publicidade também aproveita uma outra particularidade dos Smartphones: a possibilidade de o consumidor tomar uma ação imediatamente. Isso cria interesse e mais interatividade com o público desejado.Tendo boas funcionalidades, informações e benefícios para o seguidor do aplicativo, ele replica em toda interatividade a sua marca pelas redes sociais, angariando mais seguidores para sua empresa. A tendência é que as pessoas passem cada vez mais tempo navegando na internet pelos dispositivos móveis com o passar dos anos.” do blog Ceviu.

E você, tem smartphone ou tablet? Qual aplicativo costuma usar? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>