Conheça 3 propagandas avaliadas pela Conar em 2013

O Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, é uma organização não-governamental que visa impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas. Em 2013, diversas marcas foram avaliadas. Algumas tiveram que tirar seus anúncios do ar, seja na TV ou na internet, e outras foram absolvidas, podendo veicular livremente suas mensagens. Confira uma lista de 3 exemplos que passaram pelo processo de avaliação do órgão.

A Axe recebeu uma advertência do Conar pelo filme “Duas gostosas e um sortudo”. O video chamado de “filme proibido pra TV” foi produzido exclusivamente para a web, e ironicamente, acabou sofrendo suspensão . O problema apontado na propaganda foi o apelo sexual excessivo, em uma marca que sempre apelou para a linguagem provocativa.

A Gilette foi avaliada pela acusação de incitar ‘preconceito contra peludos’, graças à críticas dos consumidores. O processo foi arquivado por unanimidade. Segundo o Connar, a modalidade de discriminação por características estéticas não está prevista no código de conduta da entidade, que engloba apenas casos de discriminação que envolvam raça, religião, sexualidade, nacionalidade e posicionamento político.

A cerveja Devassa também foi avaliada e absolvida pelo órgão. A marca havia sido denunciada por consumidores por conta de suposta conotação sexual da campanha que tinha como mote “O que você está esperando para ter a sua primeira vez?”, na qual um rapaz é estimulado a ter sua “primeira vez” com a cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>