Marketing de Redes Sociais

É impressionante o impacto que a internet tem hoje na sociedade. Em constante evolução, o marketing digital aproveitou esse crescimento, e foi atrás de promissores canais de comunicação, e junto com esse novo cenário, surge uma nova forma de se relacionar com os clientes.  

Uma das grandes vantagens das redes sociais, é que elas permitem uma relação próxima com consumidor, o que facilita a aproximação da marca com seu público alvo de forma direta e segmentada.

Mas como funciona o marketing nas redes sociais?

O marketing nas mídias sociais é a estratégia pela qual nos valemos das principais redes sociais como ferramentas de promoção de uma marca, divulgação de produtos ou serviços. Certamente podemos utilizar este canal para diversas outras ações, como a criação de um canal de atendimento ao cliente, por exemplo, mas no caso do social media marketing, o objetivo principal é justamente o de promoção de produtos e serviços.

Nas campanhas de marketing em redes sociais, os profissionais de marketing digital fazem uso das ferramentas oferecidas pelas redes como Facebook, Instagram, Twitter, Google+ e outras, dependendo do caso e segmento de atuação da empresa.

Uma outra característica do social media marketing é trabalhar também como marketing de relacionamento, onde o objetivo principal é criar, em primeiro lugar, um ponto de contato com seus clientes em potencial, para só depois introduzir, de forma muito sutil, a mensagem publicitária. Um dos primeiros trechos do Cluetrain Manifesto, documento básico para quem deseja trabalhar em mídias sociais, afirma que:

“Mercados são conversações. Seus membros se comunicam em uma linguagem que é natural, aberta, honesta, direta.” – Cluetrain Manifesto

Cada vez mais pequenos empresários e profissionais liberais estão investindo em marketing nas redes sociais. E mesmo sendo uma excelente oportunidade para atrair clientes, existem certos cuidados que você precisa ter antes de investir neste formato particular de marketing.

Aqui vão alguns desses detalhes:

PLANEJAMENTO: não basta que você crie uma conta no Facebook, Twitter ou Instagram; a mera presença não irá garantir o sucesso da sua campanha, é preciso que você decida qual será o objetivo da campanha e o uso destas contas? Suporte? Branding? Vendas? Antes mesmo de criar uma conta nestas redes sociais, determine o que você espera delas, com metas a serem seguidas e objetivos a serem alcançados.

CRONOGRAMA: não importa tanto a frequência com que você irá postar nas redes sociais, mas é importante ser consistente. Se você postar uma dúzia de vezes no mesmo dia e depois ficar uma semana sem postar nada, isso irá incomodar os seus seguidores.

E a pergunta que não quer calar é: vale a pena investir em marketing nas mídias sociais?

Sem sombra de dúvida o investimento em marketing nas redes sociais traz retorno, mas não pode ser encarado como a solução de TODOS OS PROBLEMAS da empresa. Este é apenas mais um canal de divulgação a ser utilizado e por isso deve ser devidamente avaliado e contextualizado no panorama geral da estratégia de marketing digital da marca.

A grande vantagem dessa opção para divulgação de empresas na Internet é que ela nos proporciona uma chance de aproximação do público-alvo, de maneira mais pessoal, dirigida e segmentada. Através dela podemos nos aproximar de forma mais efetiva do consumidor e conhecer suas necessidades e anseios de forma mais direta, facilitando assim, não só a criação de estratégias mais eficientes para divulgação da marca, como também o conhecimento sobre o público que estamos querendo impactar.

Fonte: Academia do Marketing

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>